terça-feira, abril 05, 2005

EVA INOCENTE OU CULPADA?



Eva nunca poderia imaginar que tanto tempo depois do episódio da maçã, ela seria uma das causas da ausência de orgasmo num grande número de mulheres.
Inocente ou culpada, o fato é que Eva aparece no Antigo Testamento, que começou a ser escrito em 1450 a.C., onde a primeira representação da divindade numa imagem de mulher (uma deusa da criação e manutenção da vida) foi substituída pela idéia patriarcal de um Deus como um pai autoritário e punitivo, que determinou que as mulheres são inferiores aos homens.
Na história da tentação de Eva pela serpente, incorporada pelos sacerdotes hebreus em 400 a.C, a cultura patriarcal livrou-se da Deusa - que era directamente associada à serpente - transformando-a na representação do mal, e fizeram de Eva e todas as mulheres o bode expiatório dali por diante. Um dos aspectos mais interessantes do mito de Adão e Eva foi o fato de terem percebido que estavam nus, o que faz uma ligação entre "o bem e o mal" e a sexualidade.
A conseqüência de conhecer o sexo é estabelecer uma separação entre sexualidade e procriação.
Deus introduziu inimizade entre a serpente e a mulher"(Gen. 3:15).
Quando o livro do Gênese foi escrito, a serpente estava claramente associada à deusa da fertilidade e a representava simbolicamente.
Por isso, Deus ordenou que a sexualidade livre e desimpedida da deusa da fertilidade fosse proibida para as mulheres, restando a elas a maternidade como única maneira possível de expressar sua sexualidade.
A sexualidade da mulher ficou limitada, então, por duas condições: deveria se subordinar ao marido e dar à luz na dor.
No decorrer do julgamento de Eva, muitas foram as interpretações na tentativa de elucidação do Grande Crime do Pecado Original.
Em quase todas, Eva seria a única responsável por todos os males, pois sua fraqueza teria provocado a expulsão do Paraíso - daí o veredicto que perdura até hoje! (continua)

Livro consultado neste texto
A cama na varanda, Regina Navarro Lins