quarta-feira, abril 27, 2005

Chegando ao Século XXI

(continuação de Inocente ou Culpada? Proíbido Porquê? Herança Maldita, Século XIX - A Era Vitoriana e O Sexo, As Classes Sociais e As Mentalidades Começam a Transformar-se )


O que ainda há de errado no prazer sexual?
Por que ainda existe tanta repressão?
Gaiarsa acredita que uma explicação possível reside no facto de que, quanto mais o indivíduo vai ampliando, aprofundando e diversificando sua vida sexual - e isso significa transgredir -, mais coragem ganha para fazer outras coisas, questionar outros valores.
Começa a viver com maior vontade e decisão. Pode começar a se tornar perigoso.
"Não deve ser à toa nem por acaso que as forças repressoras de todas as épocas se voltaram tão sistemática e precisamente contra a sexualidade humana.", diz ele.
Embora no século XX a moral sexual tenha sofrido grandes transformações e homens e mulheres não acreditem conscientemente que o acto sexual seja tamanho pecado, no inconsciente os antigos tabus ainda persistem. O sexo continua sendo um problema complicado e difícil, com muitas dúvidas.
A maioria das pessoas dedica um tempo enorme de suas vidas às suas fantasias, desejos, temores, vergonha e culpas sexuais. Muitos acreditam ser o sexo uma coisa impura e nada humana.
A vergonha e a culpa sexuais podem se manifestar diante de um pensamento, de um desejo ou da simples intenção de agir de determinada maneira.
Afinal, não foram poucos os séculos de repressão.